O que esperar do mercado de cerveja no ano de 2023

Após 3 anos com reduções gradativas dos efeitos da pandemia da Covid-19, 2023 será o primeiro ano de calendário completo onde os efeitos da pandemia não devem impactar o mercado de cerveja, que poderão incluir todas as ocasiões de consumo da bebida de janeiro a dezembro.

Ao mesmo tempo, mudanças no mercado de cerveja no Brasil estão alterando aos poucos diferentes pontos do cenário, tanto ao nível nacional, principalmente em relação as grandes cervejarias, como regionalmente de forma mais nichada em relação às micro-cervejarias com atuação local.

O crescente mercado para micro-cervejarias no Brasil ainda apresenta muito espaço para construção de público consumidor e diversificação em modelos de negócio e níveis de escala nas mais diferentes regiões do país, levando-se em conta o momento e cenário local num país tão diverso.

Enquanto regionalmente no último ano se observou muito crescimento em escala, principalmente de cervejarias mais antigas, num cenário onde os juros apresentam um patamar de dois dígitos esse movimento tende a se encolher.

Uma estratégia que deve ganhar muita força pela sinergia de negócios neste caso é a criação de espaços colaborativos entre cerveja, comida e alguns outros produtos que compartilham o espaço e custos. Um exemplo disso é a expansão dos chamados “food-hall”.

O sucesso deste tipo de estratégia está ligando principalmente ao nível de qualidade de produto e serviço das empresas, bem como o nível de comprometimento que pode ser expresso por contratos bem elaborados.

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