Você já reparou que as roupas usadas durante a Oktoberfest possuem um visual um tanto peculiar? Esses Trajes típicos tiveram origem em comemorações casuais na Alemanha: Aniversários, casamentos e outras celebrações eram as chances de usar uma roupa mais elegante do século 19 que se mantém até os dias atuais.
Regras dos trajes típicos
O traje feminino se chama Dirndl, a blusa pode ser de manga longa ou curta, sem mostrar a barriga e em caso de uso de colete, ele deve ser germânico (combinando com o vestido). O vestido ou saia precisa ser longo ou até a quatro dedos da altura do joelho.
O sapato fica a seu critério, podendo ser sapatilha ou botina, desde que dedos e calcanhar não estejam à mostra. Calçados estampados ou de cano longo também não serão permitidos. As meias são opcionais, já outros acessórios podem ser incrementados ao traje típico como tiara, chapéu, bolsa, lenço e avental.
Para o Fritz, O traje masculino da roupa típica Alemã é a Lederhose, uma calça de couro animal normalmente preta ou marrom, com suspensórios e uma camisa de botões, que pode ser branca ou quadriculada. A camisa pode ser manga longa ou curta, sendo de cor única ou xadrez, ser de tecido e ter colarinho.
As meias precisam ir até próximo do joelho e podem ser substituídas por polainas que combinem com o traje. Sapato pode ser social, bota, botina ou sapatênis, sempre em tons de caramelo, marrom ou preto. Colete é opcional e precisa harmonizar com o traje, assim como o chapéu, que deve ser tipicamente germânico.
E aí? Curtiu saber mais sobre os trajes típicos da maior festa alemã do mundo? Nós da Oktobarbike e Bike Alemã articulada adoramos a cultura germânica, acompanhe-nos para ver mais conteúdos desse tipo: Cique para acessar nosso Facebook, LinkedIN e Instagram.