A maior cidade do Brasil também faz parte do calendário oficial da maior festa da cerveja do mundo: Oktoberfest São Paulo!
A Oktoberfest em Munique já existe há mais de 200 anos e é o maior festival de cerveja do planeta, sendo uma das maiores festas populares do mundo! Foi aqui, aliás, que começou a tradição da Oktoberfest. No Brasil, a Oktoberfest Blumenau também faz parte do calendário oficial da festa há mais de 30 anos.
Desde 2017, a São Paulo Oktoberfest se tornou um evento oficial, entrando no calendário da cidade. Ela ocorre no mesmo formato e características que a Oktoberfest de Munique e de Blumenau.
A Oktoberfest em geral é um festival para a família, por isso em todos os lugares que ocorre é comum ver durante o dia muitas famílias com crianças, bem pequenas inclusive.
Já a noite a festa tende a virar mais uma grande “balada” para jovens, então vale se programar para ir no horário que seja mais compatível com o clima que você deseja.
Quem é “profissional da Oktoberfest” vai sempre com roupas típicas alemãs e leva consigo uma caneca, para a cerveja não esquentar.
A experiência cervejeira da São Paulo Oktoberfest vai contar ainda com mais uma novidade saborosa. Diretamente da cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, o chope Schornstein vai prestigiar o público deste ano com a apresentação do chope Schornstein OktoberfestBier Edição 2021. Com receita inspirada em um dos estilos mais tradicionais da Oktoberfest alemã, é puro malte com os sabores e aromas do malte enaltecidos, remetendo a notas de pão e de sua casca, leve tostado, amargor pronunciado, final seco e com teor alcoólico de 5,3%.
A realização do festival alemão neste ano, em um período posterior ao tradicional – em outubro – buscou acompanhar a evolução da vacinação no Estado e no Brasil, e garantir assim maior segurança e diversão para os visitantes. O evento vai criar neste ano mais de 1.500 empregos diretos e indiretos, oportunidades para mais de 200 micro e pequenas empresas, 2.200 profissionais de áreas técnicas, 400 profissionais da área de gastronomia e cerca de 500 de segurança e limpeza. A previsão de público para a edição desse ano, guardados todos os protocolos, é de mais de 70.000 pessoas. A última edição do evento, em 2019, gerou para a economia da cidade mais de R$ 40 milhões.
A nova arquitetura do festival privilegiará a circulação de ar, e a divisão das atrações pela arena, sem paredes. Em todos os dias de festa será feita a desinfecção geral do local.