Como é tradicional, o prefeito de Munique, Dieter Reiter, iniciou as festividades ao quebrar com um martelo o primeiro barril de cerveja e ofereceu a primeira jarra ao chefe de Estado regional da Baviera, Markus Söder.
A 187ª Oktoberfest atraiu um público descontraído, bem-humorado e jovem, apesar do clima quase continuamente úmido e frio. No entanto, o clima no recinto do festival era bom. Os hóspedes dirigiram-se principalmente aos estabelecimentos, sobretudo os gastronômicos. Assim que o tempo melhorou um pouco, as ruas e as lojas imediatamente ficavam muito mais movimentadas.
5,7 milhões de visitantes
De acordo com estimativas da administração do festival, 5,7 milhões de visitantes (2019: 6,3 milhões) chegaram ao Theresienwiese até segunda-feira, 3 de outubro. Destes, cerca de 230.000 visitantes foram contados no Oidn Wiesn (2019: 500.000).
Convidados de todo o mundo
Havia muito inglês nas ruas do recinto do festival, especialmente de turistas dos EUA, mas também da Escócia e da Inglaterra. Convidados da Itália, França, Espanha, Portugal, Argentina e países do Leste Europeu, como Croácia ou Ucrânia, também passearam pelo local, testando os passeios e, claro, a cerveja Wiesn. Uma análise dos dados do celular corrobora os números da direção do festival, que mostra a Oktoberfest como um festival da Baviera. Também confirma a avaliação das autoridades e dos expositores de que o público da Wiesn se tornou significativamente mais jovem.
Comida e bebida
A tendência para o prazer de qualidade continuou até o fim. Os proprietários notaram que seus convidados vêm à tenda especificamente devido à boa culinária. Atribuem grande importância à qualidade e estão dispostos a pagar mais por isso. Alimentos orgânicos, produtos regionais, especialidades vegetarianas e veganas são cada vez mais procurados. Kässpätzle está prestes a ultrapassar o porco assado. As vendas de rua só eram satisfatórias nos dias que não eram completamente chuvosos. Clássicos como salsicha e amêndoas torradas eram particularmente populares. Devido ao clima frio e úmido, o vinho quente foi servido nas sorveterias na segunda metade da Oktoberfest pela primeira vez desde 2008. Conforme as cervejarias, os convidados da Oktoberfest beberam um total de 5,6 milhões de litros de cerveja (2019: 7,3 milhões).
Podemos afirmar que a festa em Munique foi um sucesso e já estão todos por lá aguardando ansiosamente 2023.