Fevereiro Laranja: Mês da Conscientização sobre a Leucemia

O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Laranja, visando conscientizar a população sobre a leucemia -tipo de câncer no sangue- e a importância da doação de medula óssea.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 10.810 novos casos de leucemia no Brasil, sendo que 5.920 foram registrados em homens e 4.890 em mulheres. O número registrou aumento de 31,8%.

 

 

A doença

A leucemia é um tipo de câncer no sangue. Sua origem está na medula óssea, que provoca um crescimento rápido e anormal das células do sangue, os chamados leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames como o hemograma, ou então os exames de medula óssea, sendo o mielograma, imunofenotipagem e cariótipo.

Existem 12 tipos de leucemia. Os quatro principais são a leucemia mieloida aguda (LMA), a leucemia mieloida crônica (LMC), a leucemia linfoide aguda (LFA) e a leucemia linfoide crônica (LFC). Os sintomas da doença são cansaços, queda de imunidade, hematomas, sangramentos espontâneos, anemia, febre e fadiga.

Leucemia e a doação de Medula Óssea

O mês de fevereiro é dedicado à conscientização e à prevenção da leucemia. Para isso, nada melhor do que estimular a doação de medula óssea. O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) diz que o transplante pode beneficiar cerca de 80 doenças, em diferentes estágios e faixas etárias. Além disso, enfatiza que um doador ideal só está disponível em 25% das famílias brasileiras. Para o restante dos pacientes, a busca pela cura se dificulta, tendo que recorrer ao registro de doadores voluntários, bancos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis.

Para se tornar um doador de medula óssea é fácil, basta comparecer ao hemocentro mais próximo de sua casa e dizer que quer ser um doador. O cadastro no banco de voluntários é feito com uma simples coleta de sangue. E caso haja compatibilidade, o possível doador é chamado para mais exames e, por fim, para o procedimento de doação. É rápido, simples e salva-vidas.

Saiba mais em: www.redome.com.br.

Acesse o Site

Nos siga: Facebook, LinkedIn Instagram

 

Comments are closed.