Em todo o mundo, existem mais de 150 estilos de cerveja artesanal, classificados conforme o método de produção, a origem da bebida, o teor alcoólico, o aroma, o sabor, a cor, dentre outros aspectos peculiare

Curiosidades sobre a Cerveja Artesanal

A arte de produzir cervejas artesanais se tornou popular no Brasil, ainda mais em época de isolamento onde as pessoas têm mais tempo livre em casa para praticar seus Hobbies. A Cerveja Artesanal é uma paixão tanto para quem produz quanto a quem consome, mas você sabe quais as categorias de cerveja?

Em todo o mundo, existem mais de 150 estilos de cerveja artesanal, classificados conforme o método de produção, a origem da bebida, o teor alcoólico, o aroma, o sabor, a cor, dentre outros aspectos peculiares. Confira os principais tipos.

Os tipos de cerveja artesanal:

-Pilsen: O estilo de cerveja artesanal Pilsen ou Pilsner surgiu na República Tcheca. A bebida apresenta aroma e sabor acentuados pelo lúpulo, além da cor bem dourada. Seu teor alcoólico varia entre 4% e 5%.

-IPA: O estilo India Pale Ale surgiu na Índia, com os soldados do exército britânico, que produziam cerveja com alta concentração de lúpulo. Por isso, esse estilo de cerveja apresenta um sabor muito amargo, além do aroma frutado. Seu percentual alcoólico varia entre 5,5% e 7,5%.

-Lager: A cerveja Lager apresenta baixa fermentação, com ação de leveduras em baixas temperaturas. É considerada o estilo favorito dos mestres cervejeiros alemães e tchecos, com graduação alcoólica que varia entre 4,7% e 5,5%.

-Stout: Com uma tonalidade bem escura, esse estilo apresenta aroma torrado e sabor amargo, que lembra café ou chocolate. Sua espuma é cremosa e pode ser clara ou amarronzada. Seu percentual de álcool chega a 8% em média.

-Tripel: Criada na Bélgica, no Mosteiro Trapista de Westmalle, a cerveja Tripel apresenta cor clara, sabor amargo cítrico e aroma frutado. Esse estilo de cerveja artesanal possui uma espuma bastante cremosa. Trata-se de uma cerveja forte, com malte acentuado e teor alcoólico em torno de 7,5% e 8,5%.

-Porter: Com origem na Inglaterra, o estilo Porter é um dos mais consumidos por ingleses e irlandeses. Sua cor escura vem da torra acentuada do malte, que também lhe proporciona aroma e sabor de café ou chocolate amargo. A cerveja Brown Porter apresenta menor teor alcoólico, já a Baltic Porter tem maior porcentagem de álcool.

-Weizenbier: O estilo de cerveja Weizenbier, Weissbier ou Weiss surgiu na região Sul da Alemanha, mais especificamente na Baviera. O estilo apresenta no mínimo 50% de malte de trigo. Sua cor é clara e opaca, com sabor e aroma frutados, lembrando banana e cravo. A bebida é refrescante, com teor alcoólico moderado (em torno de 5% a 6%).

Além disso, é legal lembrar que moderadamente a cerveja pode trazer uma série de benefícios – muito mais do que refrigerantes, por exemplo. A cerveja contém vitaminas B, fósforo, ácido fólico, selênio, niacina, proteína e fibra. Além disso, é uma das poucas fontes dietéticas de silício, que pode ajudar a prevenir a osteoporose.

Mas lembre-se. Só beba se for maior de 18 anos, moderadamente e com responsabilidade! Nada de beber e dirigir, ok?

 

Vem conhecer melhor a Oktobarbike e a Bike Alemã Articulada.

 

Gostou? Fale conosco! Entre em contato e saiba mais!

Acompanhe nosso Facebook, LinkedIN e Instagram.

Fontes:

https://www.umgoleoumais.com/cerveja-artesanal-e-mais-saudavel-do-que-as-comerciais/

https://procopao.com.br/blog/conheca-os-diferentes-tipos-de-cerveja-artesanal-e-suas-principais-caracteristicas/

https://www.cpt.com.br/artigos/7-principais-estilos-de-cerveja-artesanal

 

Comments are closed.