Chocolate e cerveja combinam?

Uma dupla surpreendente, a cerveja e o chocolate podem combinar e muito! Duas paixões brasileiras que podem ficar ótimas juntas. Isso acontece devido às propriedades do malte, que variam de acordo com os diferentes níveis de torrefação.  

Quando torrado, ele pode apresentar sabores de caramelo, chocolate e café. Outra
característica em comum é o processo de preparação: ambos os produtos são fermentados.
Além disso, tanto o chocolate quanto a cerveja equilibram doçura e amargor, em diferentes
intensidades, e são muito versáteis na hora de servir. 

Como harmonizar chocolate e cerveja na Páscoa 

 

  • Chocolate meio amargo 

O chocolate meio amargo combina mais com cervejas fortes, os que tem mais de 60% de cacau harmonizam melhor com as cervejas Imperial Stouts. Por ser um tipo de cerveja mais alcoólico, proporciona uma sensação de aquecimento e ajuda a derreter o chocolate na boca. 

 

  • Chocolate ao leite 

O chocolate ao leite é mais doce, por isso harmoniza melhor com as cervejas do tipo Stout. As cervejas Stout contam com notas tostadas de café e chocolate, mas também podem ter um residual adocicado.  

 

  • Chocolate Branco 

O chocolate branco é o mais doce e pastoso, por isso harmoniza bem com cervejas Fruit Lambics. Essas cervejas são formadas por notas frutadas e ácidas que quebram a gordura do chocolate. Dessa forma, proporcionam uma boa experiência na combinação de chocolate e cerveja. 

 

  • Trufas 

Na Páscoa o consumo de trufas aumenta muito. Esse tipo de chocolate é uma ótima opção para quem não quer investir tanto, mas quer ter um chocolate para comemorar a data. Para as trufas cremosas, doces e suaves, as cervejas adocicadas são as melhores opções. As trufas recheadas com frutas secas combinam harmonizam com os estilos Scotch Ale e Old Ale, por suas notas de passas, nozes e amêndoas. 

 

Match perfeito 

 

Enquanto o chocolate traz gordura para as papilas gustativas, a cerveja – através do álcool, carbonatação e amargor ou acidez – faz a limpeza do paladar, preparando nossa boca para um próximo naco do alimento. 

Se o chocolate é extremamente doce, cremoso, amanteigado, a cerveja oferece contrapontos como acidez intensa dos estilos sours, ou amargor profundo dos estilos mais lupulados. Quando o chocolate desperta nossos sentidos com seu cheiro torrado, a cerveja pode acrescentar mais notas de torrefação do malte, emparelhando os sabores semelhantes. 

Até os chocolates recheados, seja com caramelo ou frutas, encontram um par perfeito em determinadas cervejas, que também podem apresentar os mesmos elementos.  

Você já percebeu que cerveja e chocolate são um match perfeito! Por isso não há como resistir a um casal tão harmonioso. 

Aproveite e realize seu evento com muita cerveja e chocolate com a Oktobarbike! 

 

Siga-nos: Facebook, Instagram, LinkedIn.

Comments are closed.