O Carnaval é um período de festas populares que, no Brasil, ocorre todos os anos nos meses de fevereiro ou março, marcando o início da Quaresma. E um dos fatos mais interessantes sobre o Carnaval é que ele revela muito da cultura local em cada cidade onde é celebrado.
O Brasil, por exemplo, por ser um país de cultura bastante diversificada, possui festejos carnavalescos com as mais diferentes tradições e formas de celebrar. Além disso, outros países como Estados Unidos, Itália e Alemanha também possuem tradições de carnaval muito inusitadas e divertidas.
- São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil: Os blocos de rua fazem o “esquenta” durante o dia para os desfiles no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Na mesma vibe positiva e alegre dos desfiles, milhares de pessoas de todas as idades vão às ruas curtir o som e a energia dos bloquinhos de rua.
Já o Rio de Janeiro segue o mesmo estilo do carnaval paulistano, porém em uma escala um pouco maior. Durante o dia, cerca de 400 blocos desfilam nas ruas do Rio de Janeiro. Diversos bairros cariocas recebem os foliões fantasiados de forma divertida e criativa, que brincam ao som de marchinhas e sob chuva de confete e serpentina. À noite, mais de 60 mil pessoas comparecem à Marquês de Sapucaí para acompanhar os desfiles das Escolas de Samba da “cidade maravilhosa”.
- Salvador, Brasil: Quando você pensa que o carnaval soteropolitano (sim, é assim que se chamas os nativos da capital baiana) não tem mais “para que lado” crescer, ele surpreende. Uma dais maiores festas de carnaval do país acontece em dois “circuitos” principais, conhecidos como Circuito Dodô e Circuito Osmar.
Mas nos últimos anos diversos circuitos alternativos têm surgido em Salvador, e quase todos os bairros da cidade já têm a sua própria festa com desfiles de trios elétricos e música para todos os gostos, que incluem axé, rock, pop, samba/pagode, funk, sertanejo e blocos culturais. A festa ainda inclui marchinhas, bloquinhos de rua, bailinhos carnavalescos, e um pré-carnaval conhecido como “furdunço”, que acontece cerca de uma semana antes da abertura oficial do carnaval.
- Olinda, Brasil: É em Olinda que acontece o belíssimo Encontro dos Bonecos Gigantes. Com bonecos artesanais de mais de três metros de altura representando desde rostos famosos até personagens fictícios e folclóricos, o encontro atrai milhares de pessoas para as ruas, entre crianças, adultos, idosos e turistas de todo o mundo. Além, é claro, de muita música e dança como o maracatu e o frevo, com seus bailarinos impressionantes e suas sombrinhas coloridas.
- Paraty, Brasil: Em Paraty, festa de carnaval é se cobrir de lama! Isso mesmo, você não leu errado. Turistas de diversos lugares do mundo se reúnem aos moradores locais para ficar o mais sujo possível na lama da praia do Jabaquara, junto com o chamado Bloco da Lama. Depois do lamaçal, o folião se diverte à beira-mar e ainda elegem o barco-alegórico mais bonito da festa.
- Nova Orleans, Estados Unidos: Também chamada de Festa Roxa, Verde e Dourada, o mardigras (carnaval) de Nova Orleans reúne cerca de 750 mil pessoas por ano, que se divertem nas ruas fantasiadas com as cores da festa no estilo colonial e distribuindo colares de contas. A festa ainda conta com desfiles de blocos de carnaval com carros alegóricos, banhos de lama, competições de pau-de-sebo com uma galinha presa no topo para liberta-la, e muito mais.
- Veneza e Ivrea, Itália: De volta para o passado. O carnaval de Veneza remonta as tradições do século 18! Bailes de máscaras e fantasias e chapéus extravagantes, pesados e de veludo que cobrem os foliões com toda pompa e elegância em um carnaval bem mais calmo do que os que acontecem aqui no Brasil. Salões de festas organizam bailes de máscaras como na época dos reis e rainhas, e as pessoas se divertem dançando, comendo, bebendo. Alguns vão às ruas, mas tudo à moda da corte, com muito luxo e finesse.
Já na cidade de Ivrea a referência aos séculos passados vêm no estilo medieval e com muitas laranjas. Fantasiados com roupas de guerreiros medievais, os moradores de Ivrea entram em uma enorme guerra de laranjas, lançando a fruta uns nos outros e até formando equipes para lutar contra os “inimigos”. E essa é uma batalha antiga e muito tradicional da cidade, levada muito a sério. A festa reúne milhares de pessoas do mundo inteiro para a grande “laranjada”.
- Mainz, Bremen e Schramberg Alemanha: Se alemão tem fama por aí de ser um povo frio, fechado, isso não se aplica durante o carnaval. As cidades de Mainz e Bremen, por exemplo, realizam festas carnavalescas das mais animadas, com muita dança, música, cortejos, desfiles e fantasias. Em alguns aspectos lembra até o carnaval do Rio de Janeiro.
Já em Schramberg, o destaque fica com a “corrida no rio”, onde barcos-alegóricos “desfilam” rio abaixo com seus tripulantes fantasiados dos mais diversos personagens. Uma espécie de Corrida Maluca, só que na água. É uma competição eletrizante.
Gostou? Que tal promover a sua festa de carnaval deste ano em um estilo um pouco mais inusitado, irreverente e divertido? Leve a Oktobarbike e a Bike Alemã articulada para o seu evento! Clique aqui e conheça.