Todos os anos, no primeiro sábado de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para marcar a data, as cooperativas brasileiras realizam o Dia C, uma iniciativa que consiste na promoção e estímulo à realização de atitudes voluntárias. Para que mais pessoas conheçam esses benefícios.

Cooperar significa unir forças para alcançar propósitos maiores. Essa é a ideia central do cooperativismo. É considerada uma alternativa mais democrática, humanitária e sustentável. Ao cooperar é possível ganhar mais força, escala e apoio para a realização de objetivos comuns entre os cooperados. Além disso, há outras vantagens em associar-se a uma cooperativa. Veja:

Você é um dos donos do negócio

Em uma cooperativa, você não é apenas um cliente. É um dos donos. Você participa das decisões. A gestão é democrática e transparente. Qualquer pessoa interessada em utilizar seus serviços pode ingressar numa cooperativa, desde que o faça de forma livre e espontânea, e esteja disposta a aceitar as responsabilidades da sociedade.

Todos têm poder de voto

Cooperativas são geridas democraticamente por todos os seus associados. Todos têm direito igual de voto em uma cooperativa (um sócio = um voto). O poder de decisão não está vinculado a posses. É igualitário, entre todos. Todos podem acompanhar as políticas e a evolução da instituição, participando de todas as decisões.

Vantagens aos associados

 

O cooperativismo busca vantagens comuns para todo o grupo. Alguns exemplos:

–  Em uma cooperativa de crédito, os associados têm acesso a taxas menores (comparadas a bancos comuns) e ainda podem receber sobras anuais conforme deliberação do comitê;

– Em uma cooperativa de produção, a vantagem é o ganho de escala, que proporciona melhores negociações;

– Em uma cooperativa de consumo, a vantagem vem em forma de descontos na compra de produtos de boa qualidade para todos;

– Em uma cooperativa de trabalho, a vantagem pode ser, por exemplo, a conquista de um espaço de co-working para todos os cooperados.

A comunidade sai ganhando

 

De acordo com o princípio do Interesse Pela Comunidade (um dos 7 princípios do cooperativismo), as cooperativas têm compromisso com o desenvolvimento da sua região; devem respeitar as peculiaridades sociais e a economia do local, desenvolvendo soluções de negócios e apoiando ações humanitárias e ambientalmente sustentáveis, voltadas ao desenvolvimento da comunidade onde estão instaladas.

 

Um exemplo são as cooperativas de crédito que retém os recursos financeiros na sua área de atuação e favorecem a democratização do crédito e a desconcentração de renda, promovendo uma verdadeira irrigação da economia local e beneficiando a comunidade.

Está pensando em realizar um evento para comemorar esse dia tão especial? Conte com as atrações da Oktobarbike para animar ainda mais a sua festa!

Bike Alemã e a Oktobarbike, irão fazer a diferença no seu evento, que além de fazer com que as pessoas se divirtam PEDALANDO EM EQUIPE contam com músicas e um bar implantado, para fazer a alegria dos amantes de chopp!

 

 

 

Comments are closed.